26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalInstrutor de condução mais antigo do país é de Setúbal… e está...

Instrutor de condução mais antigo do país é de Setúbal… e está para as curvas [vídeo]

Rogério Gonçalves, de 86 anos, não tenciona encostar o carro. Ensina em escolas de condução desde o 15 anos, quando o pai o colocou a dar formação de código e mecânica. Tirou a carta em 1949 e até hoje tem sido sempre a acelerar no ensino. Formou milhares de condutores em Setúbal e tem saudades dos tempos em que a cidade tinha um polícia sinaleiro em cada cruzamento

- PUB -

O instrutor de condução mais antigo do país e ainda no activo é de Setúbal. Rogério Miguéns Gonçalves, de 86 anos de idade, dá aulas de condução desde 1949, ano em que tirou a carta, mas antes disso já ensinava, código e mecânica, na Escola de Condução Setubalense, fundada pelo pai.

É portador da Licença de Instrutor n.º 169, que obteve em 1956. Hoje a numeração destas licenças terão ultrapassado já as seis mil.

Setubalense de gema, nasceu junto à Sé, em Santa Maria da Graça.

- PUB -

Tinha 18 anos, a carta acabada de tirar, e começou a ensinar condução num Austin de 8 cavalos. Desde esse dia, até hoje, tem sido sempre a acelerar no ensino e sem qualquer acidente a registar.

Rogério Gonçalves tenciona continuar a dar instrução “enquanto o atestado médico permitir”. Anda a tratar de mais uma revalidação do titulo, que tem de renovar a cada dois anos.

Calcula em “mais de cinco mil” o número de pessoas que ensinou a conduzir só numa das duas escolas em que deu instrução.

- PUB -

Filho do antigo ‘Zé soldado’

Rogério Gonçalves é filho de José Gonçalves Júnior, figura da cidade que ficou conhecida como ‘Zé Soldado’ por mistura da condição de militar com a função de motorista de táxi.

José Gonçalves veio de fora para cumprir serviço militar no Quartel do 11 e nas horas vagas conduzia um táxi na cidade. Passou a ser conhecido popularmente como ‘Zé Soldado’ e o negócio dos táxis entrou-lhe no sangue. José Gonçalves criou uma empresa, comprou dois carros-de-praça em setúbal, formou família e fixou-se definitivamente em Setúbal.

Em 1944 fundou a Escola de Condução Setubalense, que encerrou portas há ainda poucos anos.

Rogério Gonçalves abriu depois, já em 1960, a sua própria escola, a Rogério Gonçalves que é entretanto a mais antiga da cidade. Nestas décadas de actividade, o empresário e instrutor viu abrirem e fecharem várias escolas de condução e o desaparecimento, por exemplo, de outro nome grande do sector na cidade, a Escola de Condução Janeca.

Duas escolas de condução e as bombas da Mobil na 5 de Outubro

Mas o ensino da condução não é a única actividade empresarial de Rogério Gonçalves. A antiga bomba de gasolina Mobil, que funcionou na Avenida 5 de Outubro, foi também negócio seu.

O posto de combustível, que estava localizado antes da entrada para o Túnel do Quebedo, onde estão hoje os prédios com lojas, como a da Imobiliária Era, esteve aberto durante 32 anos, tendo encerrado em 1986.

Sobre o passado, Rogério Gonçalves recorda a cidade de antigamente, que viveu da perspectiva única de quem passava os dias a circular por ruas e avenidas. Tem saudades, por exemplo, dos policiais sinaleiros que comandavam o trânsito em quase todos os principais cruzamentos de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -